sexta-feira, 20 de maio de 2016

SOPA DE PLÂNCTON


Você fala baleiês? Pergunte a uma baleia e você vai descobrir que elas amam sopa de plâncton. O “arroz com feijão” das baleias, esses animais tão enormes e comilões, são esses organismos muito pequenininhos – pouco maiores que uma cabeça de alfinete –, que flutuam próximo à superfície.
O plâncton é dividido em fitoplâncton (vegetal) e zooplâncton (animal). O primeiro grupo inclui microalgas fundamentais para a existência da vida em qualquer ambiente aquático.


Como outras plantas, elas realizam fotossíntese e, assim, ajudam a retirar o gás carbônico – conhecido como vilão do aquecimento global – do ar e manter a estabilidade do clima. Também por meio da fotossíntese, o fitoplâncton é responsável pela produção de parte do oxigênio que nós e outros animais respiramos.
Já o zooplâncton é constituído por muitos tipos de organismos, desde pequenos peixes a microcrustáceos como os copépodos – nome curioso que vem do grego e significa “pés com remo”. 


Os alunos do 5º ano observaram no microscópio óptico amostras de água com organismos que fazem parte do fitoplâncton e do zooplâncton (Profª Catarina e Profª Maike).





Nenhum comentário:

Postar um comentário