sexta-feira, 6 de maio de 2016

SEMANA DE COMBATE A DENGUE



Dengue é um dos mais graves problemas de saúde pública da atualidade enfrentado por diversos países. Somente com a efetiva participação da população, adotando medidas no seu dia a dia de controle dos criadouros do mosquito transmissor da dengue, será possível minimizar o agravamento da situação.Desta forma, se faz necessária uma mudança de atitude das pessoas para evitar a criação de larvas do mosquito, além da adoção de condutas saudáveis que possibilitem uma melhor qualidade de vida.


Foram realizadas atividades interdisciplinares buscando a interação dos alunos com a problemática da dengue, multiplicando as práticas aprendidas aos familiares e vizinhos.

Atividades realizadas pela escola na primeira semana de abril.

Apresentação da música “Melô do Mosquito Dengoso” – 1º e 2º ano (Professoras Morgane e Ivete).




Contação da história – “Otto o sapo detetive”, para o 3º ano (Professora Lenir).



Trabalhos produzidos pelos alunos do 6º e 7º ano, na disciplina de Atividades Artísticas e Culturais.
Técnicas utilizadas: Desenho, pintura e colagem.
Profª: Luana Morescho






Palestra para os alunos do 1º ao 5º ano com representante da vigilância sanitária do município de Cordilheira Alta.


Dramatização intitulada “Fora Dengue”, realizada pelos alunos do 5º ano (Professora Catarina).



Visita a locais públicos (cemitério e praça da igreja) para observação de possíveis criadouros do mosquito da dengue com os alunos do 9º ano na disciplina de Ciências (Professora Daiane Favero).




Mapeando o risco da dengue

Os alunos do 9º ano orientados pela professora de Ciências, Daiane Favero, mapearam os casos confirmados de dengue na região.



Observação de larvas, pupas e adultos do mosquito Aedes aegypti.




Construção de um modelo do vírus da dengue.



Aedes nas formas geométricas, NÃO!

Após saberem o conceito inicial de poliedros e não poliedros, os alunos do 6º ano realizaram atividades relativas ao projeto Meio Ambiente e Saúde, relacionando os poliedros e as doenças causadas por vetores.

Os alunos assistiram a um vídeo, retirado do site:https://www.youtube.com/watch?v=WA7zf_Ip66w, com o título: Sai fora Dengue.

No final de semana após assistirem o vídeo sobre a dengue, realizaram a vistoria em suas casas observando a presença de água parada em estruturas com forma de poliedros e não poliedro. Registraram por meio de fotografias ou desenho o ambiente e o poliedro com água e posteriormente registraram novamente limpo e fora de perigo.






Nenhum comentário:

Postar um comentário